quinta-feira, 10 de junho de 2010

Coq au vin


Ingredientes:
1 frango
2 cenouras
2 talos de aipo
1 cebola
3 dentes de alho
2 cubos de caldo de galinha
1L de água
1 garrafa de vinho tinto
Cogumelos à gosto
1 noz de margarina
8 cebolas pequeninas
Alecrim q.b
Coentros q.b
Salsa q.b
2 folhas de louro
Sal q.b
1 fio de azeite



Preparei assim:




Temperei a carne no dia anterior com a cenoura, aipo, uma cebola, alho e uma garrafa de vinho tinto. Deixei a marinar no frigorifico de um dia para o outro. No dia a seguir tirei o frango da marinada e coloquei em papel absorvente.

Cortei o bacon em cubinhos e dourei-os numa frigideira bem quente para soltar a gordura, retirei da frigideira e reservei. Na gordura do bacon, dourei o frango em lume alto, o objectivo é dourar o frango e não cozer, por isso o lume tem que ser alto. Cuidado com o salpicos de gordura. Reservei o frango.

 Escorri os legumes e salteei-os na mesma frigideira. A seguir, juntei 2 colheres de chá de farinha de trigo e misturei bem. Por último, o vinho da marinada. Deixei levantar fervura por 5 minutos.

Juntei o frango e os 2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água. e um ramo de alecrim e coentros. Dexei cozer durante 45 minutos em lume brando. Entretanto, salteei os cogumelos em margarina, temperados com sal e pimenta de moinho, usei portobelos e o Pleurotos. Depois de salteados, mais ou menos 10 minutos em lume brando, reservei e caramelizei as cebolinhas com um fiozinho de azeite.

Entretanto, passaram-se 45 min, retirei o frango e coei o molho reduzindo. Juntei os cogumelos às cebolas e o molho reduzido. Devei levantar fevura durante 15 min para o molho reduzir mais um bocado e engrossar.

Depois de reduzido, juntei ao molho o frango, bacon, salsa, coentros e alecrim picadinhos. Mais 5 minutos e está pronto. Servi acompanhado de um puré de batata caseiro. Mas o instantâneo também serve, mas não é a mesma coisa...

Sem comentários:

Enviar um comentário