domingo, 23 de janeiro de 2011

Pão caseiro



Receita original de Jim Lahey da Sullivan Street Bakery em Nova Iorque :)


Ingredientes:
3 chávenas de Farinha
1/2 colher de chá de Fermento de Padeiro
1 1/2 chávenas de Água tépida
1 colher de chá rasa de Sal

Preparei assim:


1, 2, 3... o Pão mais simples, rápido e delicioso


Juntei todos os ingredientes e misturei bem, juntei também a água tépida


Normalmente misturo com as mãos, mas a fotografar ao mesmo tempo não dá muito jeito, então foi mesmo na colher de pau...


Quando ficar com essa consistência está optimo, não convém mexer mais do que isso, cobri com película de aderente e deixei descansar 12h no minimo, se forem mais horas não faz diferença


12 horas depois esse é o aspecto do bichinho... Liguei o forno no máximo e coloquei uma panela dentro para aquecer, na receita original ele usa uma panela de ferro, como quem não tem panela de ferro caça com uma panela normal, eu sei a minha panelinha de inox


Se quando viramos a massa para passar para a mesa ela tiver esses fios é porque está no ponto


Coloquei a massa sobre uma superficie com farinha, ajeitei dando uma forma redonda, retirei a panela do forno, coloquei a massa dentro


Cobri com papel de aluminio e levei ao forno, no máximo, por 30 min tapado


30 min depois tirei o papel de aluminio e deixei cozer mais 20 min para dourar a parte de cima e está pronto


Vou passar a fazer mais pão e casa...

2 comentários:

  1. Olá Parabens pelo blog e pela receita ficou maravilhosa. Acho que na panela de ferro vai ficar melhor ainda, recentemente comprei as minhas no site www.apaneladeferro.com.br e são excelentes e com preço bom. Deixo a dica. Bjosssss

    ResponderEliminar
  2. Olá Lucia!!

    Muito obrigada pela dica. Eu tenho encontrado panelas de ferro em algumas lojas mas ficam ao preço de colocar um filho na escola hehhe já pensei em comprar na Amazon, mas vou analisar bem esse site.

    Bjokas

    ResponderEliminar