Essa receita é ideal para aquele domingo de manhã cheio de preguiça. É só deixar no frigorifico de uma noite para outra e domingo de manhã pôr no forno... o cheirinho dessas "coisinhas" acabadinhas de fazer não tem igual.
Ingredientes:
2 ovos
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de água morna
1/4 de margarina
4 chávenas de farinha (ou mais)
1 pitada de sal
1/2 chávena de açúcar
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de côco ralado
1 colher de sopa de manteiga amolecida
Açúcar em pó q.b
25g de fermento fresco ou 1 embalagem de fermento seco
Preparei assim:
Vamos começar pela margarina. Eu não sou muito boa com medidas por isso, quando o assunto é quantidade de margarina, eu prefiro comparar essas barrinhas da vaqueiro que têm já as medidas e tudo. Um barrinha equivale a 1/4 ou 100g ou 5 colheres de sopa de margarina. Assim é fácil.
Comecei por derreter a margarina no leite, no minimo para não ferver. Reservei até ficar morninho. Bati os 2 ovos. Peneirei a farinha(a receita pede 4 chávenas de farinhas, mas é melhor ter por perto mais um chávena para acrescentar no caso de a massa ficar muito "peganhenta") e juntei uma pitada de sal, depois fiz um buraco no meio e adicionei o fermento que dissolvi com um bocadinho da água morna até formar uma pasta.
Depois da pasta formada, juntei o ovo, a água morna, e a manteiga derretida no leite.
Misturei tudo com uma vara e depois massei uns 6 min com as mãos. Cobri com pelicula aderente e deixei "descansar" por 1h.
1 hora depois, estendi a massa até aonde ela podia ir, espalhei a manteiga amolecida, a canela, o côco e o açucar mascavado ( para ficar mais doce o melhor é mesmo o açúcar normal). Depois é enrrolar e apertar, como se fosse um tronco de natal :)
Cortei o rolo aos bocados, untei um tabuleiro com margarina, pouca, e coloquei os rolos virados para cima. Deixei descansar mais 30 min para duplicarem de tamanho. Antes de irem para o forno pré-aquecido à 180ºC, salpiquei mais um bocadinho de côco ralado e açúcar em pó. 30 min no forno ou até ficarem douradinhos. Normalmente, quando estão prontos, há pessoas que gostam de cobri-los com uma glace, eu gosto deles apenas com um bocadinho de açúcar em pó, quanto mais simples melhor... :)
Esta receita foi a que foste tirar ontem do forno?
ResponderEliminarVou experimenta-la e depois direi algo.
Yah foi essa mesmo, quentinhos com um café ou um galão... amiga... deixas o marido hehehehehehe!
ResponderEliminar