quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Truta Salmonada Braseada com Molho de Mostarda




Ingredientes:
1 Truta Salmonada
Sumo de 1/2 Limão
Sal
Pimenta Preta
Azeite
1 Cebola pequena
1 dente de Alho
1 colher de sopa de Mostarda Velha (opcional)
2 colheres de sopa de Mostarda
1 pacote de Natas


Preparei assim:

Separei a cabeça e cauda do peixe. Cortei o "tronco" ao comprido (não sei explicar). Depois das postas cortadas, fiz cortes na pele para o tempero entrar menor e mais rápido. Reguei com limão e deixei repousar por 5 min. Antes de levar ao fogo, temperei com sal, pimenta de moinho e azeite.

Aqueci bem o frigideira, sem azeite, e coloquei  o peixe com a pele pra baixo, fazendo pressão com os dedos  por alguns segundos para o peixe não enrolar. Dexei braseadar do lado da pele 5 min e mais 3 do outro lado. Reservei. Piquei uma cebola e alho e refoquei em pouquinho azeite até ficarem transparentes. Adicionei as natas. 
Em seguida juntei as duas mostardas e deixei cozer por 5 min. E está pronto!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Coderniz com Molho de Escabeche





Ingredientes:
4 Codernizes
2 Cebolas
Farinha de trigo q.b
Sal
Pimenta
Alho à gosto
2 colheres de sopa de Vinagre
Azeite

Preparei assim:


Marinei a coderniz com sal, pimenta e alho por duas horas. Depois passei-os pela farinha e fritei-os em pouco azeite e em fogo baixo para a farinha não se queimar, até ficarem bem douradinhas. Depois de prontas, cortei cebolas às rodelas de salteei-as em azeite até ficarem amolecidas e transparentes. Logo a seguir, juntei 2 colheres de sopa de vinagre e salsa picadinha. Deixei cozer mais 5 minutos e está pronto, é só regar o molho sobre as codernizes e saborear. :)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rissoto de Camarão



Ingredientes:
200 g de Camarão
1 chávena de Arroz Arbóreo
1 Cenoura
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 colher de café de Paprika
Sal
Azeite
1/2 Pacote de Natas
Coentros (talos inclusive)

Preparei assim:
Num tacho, coloquei as cabeças no camarão com uma cenoura cortada as rodelas, 3 dentes de alho e azeite. refoguei e a seguir juntei uma colher de café de paprika. Juntei um litro de água e deixei levantar fervura. Noutra panela, refoguei a cebola em azeite.

Depois de bem refogado, juntei os talos dos coentros e deixei refogar mais dois minutos. Juntei 1 chávena de arroz arbóreo . Fritei até ficar transparente, juntei um cálice de vinho branco, mexendo sempre, a partir daqui é mexer até a morte :)

Na imagem dá para ver a mudança de textura do molho que vai ficando mais cremoso, a partir deste ponto é ir juntado o caldo das cabeças de camarão até o arroz ficar cozido, mexendo sempre. Quem não tiver paciência para fazer o caldo, pode comprar cubos de caldo de marisco no supermercado e dissolver em 1L de água quente, mas não é a mesma coisa. Depois do arroz cozido, juntei o camarão e deixei cozinhar até ficar cozido, mexendo sempre.

Por fim juntei 1/2 pacote de natas, já que nos rissotos com marisco não se pode usar queijos, mas isso fica ao critério de cada um, eu prefiro assim. :)


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Assinhas de Frango Picantes





Ingredientes:
1/5 kg de Assas de Frango
4 dentes de Alho
1 colher de café de Paprika
1 colher de café de Cominhos
Sal
Pimenta
1 colher de sopa de Vinagre de Sidra (opcional)
6 colheres de sopa de Ketchup
2 colheres de sopa de Açúcar Mascavado
4 colheres de sopa de Molho Inglês
2 Jindungos (Piri-piri)
Azeite
Coentros


Preparei Assim: 


Temperei a assas com sal, pimenta, cominhos e paprika. Num tacho, aqueci azeite e refoguei primeiro o jindungo e a seguir juntei o alho, deixei refogar mais 2 min. A seguir juntei o ketchup e uma colher de sopa de vinagre de sidra.

Juntei o açúcar e o molho inglês e deixei cozinhar em lume brando por 20 min. Depois juntei a mistura às assinhas de frango e levei ao forno pré-aquecido médio (180ºC) por  45 min. Depois de pronto salpiquei umas folhinhas de coentros. :)

domingo, 19 de setembro de 2010

Filete de Perca Recheado





Ingredientes:
1 Filete de Perca (Grande)
4 Gambas
4 dentes de alho
Sal
Pimenta Branca
1 colher de café Cominhos
1 colher de chá Papikra ou Pimentão
1 colher de café Açafrão
1 Cebola
1 Cenoura
Tomilho (opcional)
1 Cálice de Vinho Branco
1 Noz de Margarina

Preparei assim:




Temperei o filete com sal e pimenta e reservei. Numa panela, juntei as cabeças das gambas, cenoura, cebola, alhos, os condimentos, sal, azeite e vinho branco. Levei ao fogo por 20 min. Depois, misturei a noz de margarina e coentros picados até formar uma pasta.


Espalhei a pasta sobre o peixe e juntei as gambas. Enrolei e coloquei 2 palitos para o rolo não se desmanchar. Coei o caldo das cabeças das gambas.


Juntei o caldo do filete e o tomilho e levei do forno médio por 25 min.

Com batatinhas cozidas e salada...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pannacotta de Doce de Leite com Ananás e Gengibre



Ingredientes:
2 embalagens de Natas (200 ml)
3 folhas de Gelatina
1 lata de Leite Condensado Cozido
1/2 chávena de Leite
1 pedaço de Ananás
1 pedaço de Gengibre
Sumo de 1/2 limão

Preparei assim:

Aqueci as natas e o leite até levantar fervura. Depois retirei do fogo e juntei o leite condensado e fui mexendo até ficar bem dissolvido. 

Juntei as folhas de gelatina amolecidas em água fria e mexi bem para se dissolverem com o calor das natas. Coloquei a mistura numas tacinhas e levei ao frigorífico por, no mínimo, 2 horas. Se alguém quiser desenformar, sugiro que usem taças mais pequenas e cubram-nas com óleo vegetal para desenformar mais facilmente. 

Cortei o ananás e o gengibre aos pedaços, levei ao fogo com uma colher de sopa de açúcar (usei açúcar porque o ananás tinha muita acidez, se for doce, não aconselho a usar porque o leite condensado já tem açúcar que baste...) e o sumo de meio limão. Deixei cozer, em fogo baixo, até o ananás ficar translucido. Deixei arrefecer e levei ao frigorífico.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Morcela com Ananás



Receita típica dos Açores, é uma óptima entrada.

Ingredientes:
1 Morcela
1/2 Ananás

Preparei assim:

Há pessoas que usam algum tipo de gordura para fritar a morcela, eu acho que torna ainda mais enjoativo, prefiro aquecer uma frigideira anti-aderente e dourar a morcela de um lado e de outro, ou assar no carvão. Mas é conforme o gosto de cada um... Então, assei a morcela na frigideira, sem gordura, e cortei o ananás em pequenos triângulos. Depois da morcela assada, é só servir, mais simples não pode ser e é muito bom!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Salada de Melancia, Queijo Fresco e Rúcula


Ingredientes:

Rúcula q.b
1 Queijo Fresco pequeno (Requeijão também serve)
1 Fatia de Melancia
1 Cebola roxa
1 limão
Azeite e Vinagre Balsâmico para temperar


Preparei assim:

Na noite anterior, cortei a cebolas as rodelas e reguei com o sumo de limão. Levei ao frigorífico, esse processo ajuda a tirar a acidez da cebola. Se não tiver limão, a água também faz o mesmo efeito. O resto é simples, cortei a melancia e o queijo fresco em cubinhos e misturei tudo. Temperei com azeite e vinagre balsâmico. Essa salada é o máximo!!!